O SoulCollage®️ é uma técnica internacionalmente reconhecida que foi desenvolvida pela Americana Seena Frost com a intenção de oferecer uma ferramenta flexível, criativa, acessível e inclusiva, de forma que cada pessoa/cliente/participante explore e manifeste sua Essência da Alma (potencial único – Self).
É um método praticado através da colagem projetiva, utilizando o recorte e colagem de figuras em um cartão, onde as imagens escolhidas serão por decisão pessoal do cliente/participante e de acordo com o tema a ser trabalhado. Os temas possuem uma variedade, diversidade imensa e acessam no geral pensamentos, sentimentos e comportamentos inconscientes e conscientes.
A prática atende crianças, adolescentes, adultos, idosos e não há restrição, pois apenas é necessário saber cortar e colar figuras em um cartão. Pode ser aplicada durante o processo psicoterapêutico de forma individual, bem como em oficinas coletivas ou individuais, em corporações, escolas, hospitais, ongs, instituições públicas e privadas.
A técnica tem como objetivo estimular e potencializar o processo de autoconhecimento/ autodesenvolvimento com tomada de consciência sobre a história de vida, desenvolvimento da personalidade, temperamento, identificação de padrões comportamentais e características arquetípicas dentre outras questões.
Título do Cartão: O inconsciente coletivo.
Naipe: Conselho
A fala de cada cartão diz respeito ao acervo pessoal da autora e não é possível divulgação.
Cada cartão pode ser classificado dentro dos cinco naipes (Comitê, Comunidade, Companheiros, Conselho e Transpessoal), cada naipe tem uma característica e sentido específico e dão voz às partes “múltiplas” do Self.
São eles:
- Comitê (a dimensão psicológica do ser, ou “partes internas”);
- Comunidade (a dimensão social do ser – pessoas reais ou animais de estimação ou lugares – vivos ou mortos – com os quais se teve ou tem uma relação);
- Companheiros (ajudam a conectar as energias sensoriais e instintuais – os chakras – do corpo físico à experiência humana universal);
- Conselho (arquétipos que ajudam a conectar histórias pessoais às histórias maiores vinculadas ao coletivo, ao espírito e da inspiração da esfera do invisível).
- Também existem três cartões Transpessoais que dão imagem ao “Um”. Esses cartões não terão voz alguma, pois as imagens transcendem qualquer verbalização/ descrição. São eles:
- Fonte (o divino, o poder maior, a criação);
- Essência da Alma (a chama do divino/da criação em cada ser humano);
- Testemunha (a experiência de sentir uma presença interior observadora repleta de sabedoria, compaixão e equanimidade).
A classificação dos cartões é importante, mas não é uma obrigatoriedade, pois dependendo do tema a ser trabalhado pode ser que algum cartão não se enquadre na categorização descrita acima.
Título do Cartão: A marinheira do universo.
Naipe: Comitê
A fala de cada cartão diz respeito ao acervo pessoal da autora e não é possível divulgação.
Resultados…
Como resultado, é realizada a construção de um oráculo/baralho de cartões personalizados e com rico significado, consequência de colagem projetiva, intuitiva, experiencial e criativa de expressão do próprio inconsciente que se torna consciente e que oferece sábios insights referente à condição existencial, incluindo história de vida, momento atual e possibilidades, planejamento de futuro. É o contato íntimo consigo, profundo e ao mesmo tempo objetivo, pois as imagens e descrições de cada cartão trazem informações extremamente relevantes sobre si de forma a facilitar a elaboração de conflitos internos, assim como a identificação e desenvolvimento de potencialidades. A vida real é delineada através da arte e do lúdico de forma leve e com intenso material humano. As cartas dialogarão com o participante de forma a resultar na percepção refiada sobre si, promovendo autocura e modificação de comportamentos desejados.
Título do Cartão: Ancestralidade originária.
Naipe: Comunidade
A fala de cada cartão diz respeito ao acervo pessoal da autora e não é possível divulgação.
A prática…
Na condução durante a prática de Psicoterapia Clínica as imagens podem ser pesquisadas e impressas pelo próprio cliente ou enviadas pelo Psicoterapeuta. E no caso de Oficinas, o profissional na função de Facilitador será o curador das imagens e oferecerá o material de apoio.
No geral, serão selecionadas imagens que remetem à natureza com todo tipo de paisagem (montanhas, lagos, campos, praias, florestas, desertos, mar…), pessoas de todas as idades, gêneros e raças em contextos diversos, imagens de animais, fauna e flora que há familiaridade ou não, lugares (países, castelos, pontos turísticos famosos), bem como figuras abstratas do universo, cosmos, geométricas, de arquitetura urbanas, contemporâneas, rurais, campestres (casas, edifícios, praças, ruas, fazendas, parques) etc. Lembrando que todas as imagens coloridas ou não, são uma espécie de curadoria e pode haver uma identificação imediata ou não, fato é que quanto mais diversificadas as figuras forem, mas amplitude o trabalho terá.
A medida do cartão é 13cm x 20cm que pode ser de papel cartão ou kraft 420 grs. Ao montar o cartão as imagens selecionas precisarão cobrir toda a base dele mesmo que elas sejam de tamanhos diferentes, pois não se pode sobrar espaços em branco. Além dos recortes/imagens, caderno para anotações, cola bastão e tesoura.
Cada cartão tem duas figuras, onde uma serve de fundo e a outra é chamada de Neter (que será a imagem que dialogará com o cliente/participante). O Neter significa energia, presença, guia, aliado ou desafio/desafiadores que se apresenta de forma individual ou coletiva (Neters). Após o cartão ser criado, lhe é dado um título e na sequência a prática do diálogo.
O diálogo das cartas acontece incialmente com o primeiro questionamento básico de apresentação do cartão que é “Eu sou alguém que…”, sendo que a resposta também é dada pelo cartão e as demais perguntas e respostas serão sugeridas pelo Psicólogo/ Facilitador de acordo com o tema a ser trazido e conduzido no formato de trabalhado escolhido. A pessoa que cria o cartão é quem mediará a voz que ele expressará.
A descrição das perguntas e respostas devem ser escritas pelo cliente/participante em um caderno pessoal e pode ser refinada na medida que a intimidade com o cartão for se aperfeiçoando. Toda vez que o cartão é acessado ele pode trazer informações diferentes e relevantes.
Título do Cartão: A Leoa.
Naipe: Companheiros
A fala de cada cartão diz respeito ao acervo pessoal da autora e não é possível divulgação.
Benefícios…
Ressalta-se que os princípios abaixo são reforçadores imediatos do Neter e potencializadores do Eu Único (Self):
- Impulsionamento da autodescoberta, autoaceitação e o desenvolvimento pessoal;
- Expressão da intuição e criatividade única;
- Promoção de uma comunidade inclusiva, diversa e cooperadora para o estímulo mútuo.
As pessoas que praticam SoulCollage®:
- Criam cartões em forma de colagem significativos para elas;
- Cada cartão expressa sua voz/energia/presença única. Usam a estrutura de naipes do SoulCollage® (mais os cartões Transpessoais opcionais) para conferir inteireza ao seu baralho;
- Usam o processo “Eu sou alguém que…” para revelar a mensagem única de cada cartão. Aprendem a reconhecer a “história local” individual em seus cartões e descobrem como essa se entrelaça à “história maior” coletiva;
- Entendem que cada cartão contém uma energia que é parte da própria pessoa e sempre tem uma intenção positiva bem como o potencial de apresentar desequilíbrio, condição esta última que faz parte do que é Ser Humano.
- E… que os cartões do SoulCollage® são unicamente para uso pessoal, não sendo usados para fins comerciais.
Por fim, eu Clàyane Freittas, acredita que a arte é um caminho de transformação e fôlego para a vida e desejo uma vida saudável/funcional aos corajosos artistas de si. Sua Essência, sua Arte… SoulCollage®️.
Referência:
FROST, S. B. (2021). SoulCollage em evolução. Um processo de colagem intuitivo para autodescoberta e comunhão. Rio de Janeiro: Fólio Digital.